quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

A realidade nua e crua

O trânsito no Timor Leste, como falei anteriormente, é um caos. Na Ásia em geral é assim, pelo menos é o que ouço e leio e o youtube esta aí pra comprovar. As vezes até existem as leis de trânsito, mas não existe fiscalização e muito menos, por parte da população local, bom senso.

Esta semana (domingo 04/11/2011) aconteceu um acidente em que um malae, em que uma toyota prada bateu de frente em uma moto. Em uma das principais avenidas da cidade de Dili. Uma das principais rotas para o aeroporto. Neste trecho (bairro de Comoro) acontecem várias merdas.
A avenida quase de frente o palácio presidencial e um exemplo de mikrolet.
Pelo que consta até agora o malae estava na contra-mão, ou seja, errado. A moto transportava três pessoas: um adulto e duas crianças, errado também. Uma das crianças morreu na hora. O adulto e a outra criança tiveram ferimentos graves e estão no hospital.

Pois bem. Vendo o jeito em que se comportam no trânsito imagino o seguinte: o pai estava de capacete (daqueles com a frente toda aberta) mas sem afivelar. E as duas crianças sem capacete. Sendo uma na frente do pai e a outra atrás na garupa. Não sei se estava assim, mas 99,9% das vezes em que se tem mais de uma pessoa na moto (e isso é muito mais comum do que se imagina) é essa a configuração.
A direita na foto um exemplo
Outro exemplo
Ok, mais um acidente de trânsito e a justiça vai resolver né? Que nada. O malae até tentou prestar socorro, mas teve que correr para dentro de uma lojinha pois começaram a apedrejar ele e o carro. Danificaram bastante o carro, a loja e a casa (de um timorense) onde ele se refugiou. Isso tudo de frente ao palácio presidencial. Este malae só saiu de lá escoltado pela PNTL (Polícia Nacional do Timor Leste) e pela GNR (Guarda Nacional Republicana - polícia de Portugal e a mais temida). E mesmo assim com tiros para o alto!

Esse comportamento nada civilizado é ainda agravado. Nos dias que se seguem malaes tem seus veículos atingidos por pedras quando passam por este local. Ao ponto de ser recomendado que mudemos de rota para se alcançar o outro lado da cidade.

E ainda piora! Nos noticiários (e nos comentários nas ruas também) o que se vê é: o malae tem que pagar alguma compensação financeira. Tipo uma indenização. Mas é somente sobre isso que se fala! Já não ligam mais para a criança que morreu (pelo menos essa é a impressão). E o valor fica por volta de US$ 5000.00! Tudo que envolve algo ruim com algum malae é somente a compensação financeira que interessa à eles.

Tudo nisso surpreende pelo surrealismo. A reação inicial ainda torna-se tolerável pelo choque, pela dor. Mas o resto não tem explicação. O apedrejamento dos carros. O pedido de compensação financeira.

Agora, o que ninguém daqui fala é que: tinham três pessoas na moto. Provavelmente sem capacete. Na rua não existe sinalização. Não existe fiscalização. As autoridades não falam em sinalizar a via. Em recolher veículos ilegais. A contra-mão é onde você e os outros motoristas, que estão lá, acham que é. Se estão estacionados (quando não param no meio da rua) e vão sair, foda-se quem vem atrás, a preferência é deste que estava estacionado. Ou você desvia, ou para ou então bate.

Não existe fiscalização de nada. Os táxis são todos velhos (por fora enganam muito bem) e muitos não tem habilitação e nem condições de circular. Os biz (ou seria bis?) (ônibus de viagem) carregam gente no teto, atrás, dependurado, etc. Acontece acidente e morre muitos de uma vez. Tem uns caminhões também que transportam gente. A poucas semanas um desses desceu uma ribanceira. Parece que morreu mais de 7. O resto conseguiu pular antes da merda maior. As mikrolet's sempre com gente despendurada. As motos caindo aos pedaços ou tunadas: sem farol, sem retrovisor e com pneu tão fino quanto de uma bicicleta. Segundo eles o retrovisor é muito feito.
Não estou defendendo o malae, até porque, até agora, foi ele quem causou o acidente.
Biz na estrada

Na estrada

Na estrada

Na estrada

Na estrada
Mas hoje saiu uma conversa de que os acidentes são provocados somente por malae. Não, não são provocados SÓ por malae. Sim, malae corre, malae se envolve em acidente, malae faz barbeiragem. Mas para eles somente os malaes são irresponsáveis. Isso é papo para tentar desestabilizar, jogar os timorenses contra os malaes.

Vou parar por aqui pois outras histórias (ou seriam estórias?), ainda mais escabrosas, que já ouvi não merecem divulgação.

Se eu não encontrava bom senso e civilidade no Brasil não vai ser aqui que vou achar.

Eu me seguro muito para não falar das mazelas daqui pois, como qualquer lugar do mundo, elas existem. Outras mais absurdas, outras menos absurdas. Temos que levar em consideração também que é um país muito novo, com democracia recente, que foram bastantes oprimidos e tal. Que falta infra-estrutura geral e que eles tem sua cultura particular. Mas me incomoda, igual me incomodava no Brasil, a falta de civilidade.

Pronto, desabafo feito bora tocar a vida pois a maioria deles são legais e respeitosos, pelo menos os que eu convivo.

2 comentários: