segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Taxi, mikrolet e trânsito

Táxi é o segundo meio de locomoção que mais uso, o primeiro é a carona :). Mas os táxis daqui são um caso a parte. 
Não importa onde você vá, sempre vai ter um empatando o trânsito.

Eles, juntamente com as mikrolets, são os maiores responsáveis pelo trânsito bagunçado de Dili. Param em qualquer lugar, sem estacionar e não tem pressa para sair. 
Já vi com 5 pendurados na porta
Mikrolet é o transporte de massas daqui. É o que a população local usa. E, pelo que fui informado, malae utilizando normalmente é motivo de chacota, já que a mikrolet é mais barata que táxi e malae tem dinheiro para pagar o taxi. Mas tenho reparado que a maioria dos usuários dos táxis são timorenses.

Para ser táxista aqui você tem que ter, antes de tudo, paciência. Um outro requisito bom é uma cola na mão que vá pregá-la na buzina. Só estes dois requisitos.
Espero que você não esteja com pressa
Paciência porque eles conseguem andar de 5ª marcha a 30km/h. E esta é a velocidade que eles vão te levar de um lugar para outro. Não importa o tanto de pressa que você esteja, não importa se tem uma mulher dando a luz (tá, acho que exagerei), eles não vão correr. Hoje, quando voltava do trabalho, peguei um táxi, e como meu intestino estava armazenando uma bomba nuclear prestes a ser lançada, pedi que andasse mais rápido. Ele me atendeu e veio a 40km/h! 

Cola na mão porque a buzina por aqui serve mais como um aviso, para chamar a atenção, do que para reclamar ou xingar. Se você é um malae e está parado em uma calçada todos os táxistas que passarem irão buzinar pra você. E você só balançar a cabeça ou o dedo em sinal negativo na maioria das vezes não serve para fazer o taxista desistir de você. Eles vão insistir até outro taxista ou motorista se irritar com ele parado e olhando para sua cara e começarem a buzinar para ele.

Mas tem o ponto positivo né. A corrida é barata. Do hotel para o trabalho é $1. Quando não se está afim de pechinchar paga-se $1,50 ou $2. Mas dois só no caso igual ao de hoje que qualquer preço você paga para chegar em casa o mais rápido possível.

Outra coisa que poderia ser boa é que estão sempre limpos. Cheirosos também (os carros, ok?). Mas essa aparente limpeza esconde um detalhe: os táxis são lavados com água da vala/esgoto. (Já vi uma ambulância sendo lavada lá também, mas esqueci de tirar foto). Estão sempre brilhando, mas não queira ter um corte e encostar na lataria de um deles. E acredito que a grande quantidade de essências de cheiro dentro dos carros seja para ocultar algum odor. 
Pois é. A água não é das mais limpas não.

Alguns tem mais espelhos dentro do que eu terei em toda a minha vida. Os espelhos possuem uma grande funcionalidade: serve para os motoristas verem algumas partes protegidas que, porventura, alguma passageira esqueça de dar a devida proteção.

Mais uma característica: insufilm 100% nos vidros da frente, ficando uma faixa de uns 10 centímetros que é por onde o motorista vai enxergar a rua. E você que é mais alto do que ele vai ficar com cara de paisagem olhando para algo que parece fita isolante ou para janela lateral, já que não existe ar-condicionado nos táxis e você tem que andar com o vidro aberto. Teve um que bateu o recorde de sem noção: o vidro da frente totalmente escuro com um buraco de uns 20cmx20cm logo acima do volante que era o campo de visão do motorista. 

Apesar de serem bem conservados por fora, por dentro é outra realidade. Já peguei vários onde a fechadura para abrir a porta era um pedaço de fio. Outros com painel quebrado. Fios aparentes, etc. Por dentro a conservação não é tão boa.

Eu generalizei, mas essa é a realidade da maioria dos táxis daqui.

O trânsito é aquele negócio: buzina e entra, como todo mundo anda devagar dá tempo de parar se tiver prestes a acontecer um acidente. A preferência é de quem chega primeiro, ou não.

Motoqueiro é praga em qualquer lugar do mundo e aqui não seria diferente. A diferença é que tem muita moto 'tunada'. Mas 99,9% delas são chinesas de 100cc, ou seja, só fazem barulho. Algumas tem um apito no escapamento. Pensa no tanto que isso é agradável #not.

Também já vi dois táxis com barulho de turbina de avião. É sério. Parece que vai pegar vôo e o infeliz está a 10km/h. Gosto é igual c* né, então não se discute.

Um comentário:

  1. Meu amigo....voce está ferrado hein! Nem de moto voce gosta!...kkk
    Aproveite o maximo entao....e vá nos alimentando com suas informações....
    como disse antes....acabará em um belo livro intitulado: Relatos de um Goiano no Timor Leste

    ResponderExcluir